Novidades na coleção - Ensino Básico



RANTANPLAN, O FUGITIVO
Morris



Depois de ter atacado o inspector que todos os meses faz uma vistoria à penitenciária, Rantanplan foi transferido para a prisão de Alcatraz. Para o substituir o director recebe Wolf, um cão que respeita rigorosamente a lei. Em Alcatraz, Rantanplan, inteligente como é, pensa que foi feito prisioneiro e tenta por todos os meios fugir, mas Herr Direktor não lhe facilita a vida. Enquanto isso, Pavlov e o director da prisão onde Rantanplan prestava serviço anteriormente tentam por todos os meios que Wolf cometa um erro para se desembaraçarem dele, mas este não se deixa surpreender...



O DEUS SELVAGEM
Jacques Martin


Criado por Jacques Martin em 1948, o cidadão Romano Alix percorre o Mundo Antigo, da Gália à China, passando por África e pela Mesopotâmia, desvendando as intrigas mais ignóbeis num universo no qual a subtileza das artes se mistura com a fúria das batalhas e a violência dos complôs.

Uma carta de Horatius convida Alix e Enak para irem a Apolónia, a magnífica cidade dedicada ao deus da beleza. Os melhores arquitectos e artistas foram incumbidos de erguer uma cidade destinada aos antigos legionários. O general insiste: Heráklion deve acompanhá-los. Mas quando os três jovens desembarcam na costa africana, Horatius não está na cidade em construção. A missiva era falsa, e os rapazes vão ter de esperar muito tempo para regressar a Roma. Embora irritado com aquilo que mais parece uma armadilha, Alix não consegue deixar de ficar fascinado com aquela região da África e interessa-se pelo destino do povo cireneu, subjugado desde a chegada dos romanos. No entanto, a cidade está em polvorosa, pois acabam de descobrir uma estátua de Apolo que faz curas milagrosas. Mas, enquanto instalam o deus selvagem no grande templo, Heráklion desaparece.



 OS LADRÕES DO MARSUPILAMI
Franquin/Editions Dupuis - Bélgique



Spirou e Fantásio doam o Marsupilami a um jardim zoológico, onde é a grande atracção mas se aborrece mortalmente. Até ao dia em que decidem levá-lo de novo para a floresta.


ASTERIX EN HISPÃNIA
 Goscinny e Uderzo


Na Hispânia, há uma aldeia que resiste ainda e sempre ao invasor romano. Para obrigá-los a capitular, César sequestra Pepe, o filho do chefe, e manda-o para a Gália para evitar qualquer tentativa de resgate. Pepe consegue escapar da sua escolta e encontra Astérix e Obélix, que tudo farão para o levar de volta à sua aldeia.


O SEGREDO TEMPLÁRIO
Sérgio Franclim 



Três amigos num mundo secreto e governado pelos cavaleiros templários… Um feiticeiro que quer conquistar esse mundo e mudar, na Terra, a história dos portugueses.

Na quinta do avô, Dinis descobre, com os amigos Rafael e Leonor, um baú misterioso. Esse baú é um portal para outro mundo, tendo sido utilizado pelos cavaleiros templários para se refugiarem, após as perseguições do início do século XIV.
O portal é assim reaberto, séculos depois de ter sido usado pela última vez. Dinis e os amigos atravessam-no para conhecerem um mundo secreto, onde viverão as mais incríveis aventuras e onde terão de combater o feiticeiro que vive nesse mundo.
O feiticeiro sem nome vai querer mudar a história de Portugal, e Dinis, o cavaleiro prometido, terá de combater a sua terrível magia com a magia dos antigos templários e a ajuda dos seus amigos.




PLATERO E EU
Juan Ramón Jiménez
(Prémio Nobel -1956)



"Platero e Eu" é um magnífico poema em prosa, em que Juan Ramón Jiménez descreve o ambiente e a vida da gente simples da sua pequena aldeia andalusa, e também a afeição que o une ao burrito Platero, que umas vezes lhe serve de confidente, e outras é o verdadeiro sujeito da acção. Ambos, jovem e burro, percorrem as ruas da aldeia e os campos em seu redor, trocando impressões e imaginando aventuras, ou cruzando-se com alguns dos seus conterrâneos (a filha do carvoeiro que entoa uma canção de embalar, os meninos pobres que brincam, o padeiro que vai entregar o pão ao meio-dia, etc.).



ALEX 9,  A GUARDIÃ DA ESPADA 
Martin S. Braun



A caminho da frente de batalha contra os invasores, o Príncipe Dael de Brodom descansava com a sua guarda junto às margens de um lago quando um estranho fenómeno aconteceu: uma estrela despenha se no lago, e das águas emerge uma mulher quase nua que cai inconsciente nos seus braços. Será este o sinal de que uma antiga profecia se está a realizar?
Sem saber porquê, a Tenente Coronel Alex 9, da 3ª Unidade de Comandos de Elite, é projectada para um planeta muito parecido com a Terra, onde uma guerra entre impérios medievais se está a travar. Aparentemente, a chegada de Alex à Segunda Terra despoletou uma miríade de consequências políticas que estão ainda longe de fazer sentido. Ao longo deste volume, repleto de batalhas com espadas e armas magnéticas, as linhas de trama começam a cruzar se e descobrimos um conflito que se prepara há séculos. Mas onde levará?




OS TRÊS MOSQUETEIROS
Alexandre Dumas


Alexandre Dumas teceu as suas ficções sobre uma trama do século XVII, misturando personagens reais das mais altamente colocadas com personagens imaginárias, conseguindo colocar uma e outras no panteão dos imortais. A sua inspiração faz agir e falar o monarca absoluto Luís XIII e o temível cardeal Richelieu, Ana de Áustria e Buckingham, reviver toda uma época em que se sucedem as aventuras dos seus heróis, D’ Artagnan, Athos, Porthos, Aramis e essa fascinante Milady, à volta da qual a acção se desenrola com inegável poder dramático.



O QUARTO DE JACK
Emma Donoghue




Original, poderoso e soberbo, Jack é inesquecível: a coragem e o imenso amor numa história perturbante contada pela voz da inocência.
Para Jack, de cinco anos, o quarto é o mundo todo. É onde ele e a Mamã comem, dormem, brincam e aprendem. Embora Jack não saiba, o sítio onde ele se sente completamente seguro e protegido, aquele quarto é também a prisão onde a mãe tem sido mantida contra a sua vontade. Contada na divertida e comovente voz de Jack, esta é uma história de um amor imenso que sobrevive a circunstâncias aterradoras, e da ligação umbilical que une mãe e filho.
O quarto é um lugar que nunca vai esquecer; o mundo é um sítio que nunca mais olhará da mesma maneira.




ANÚNCIO DE UM CRIME
Agatha Christie



Anuncia-se um assassinato, a ter lugar em Little Paddocks, sexta-feira 29 de Outubro, pelas 18h30. Amigos, aceitem este convite, será o único. É desta forma que o jornal local apresenta o enigmático anúncio que vai despertar grande entusiasmo em Chipping Cleghorn. Curiosos, todos os amigos e conhecidos de Letitia Blacklock, proprietária de Little Paddocks, decidem não faltar ao convite. Todavia, também Letitia é apanhada de surpresa; mas, como boa anfitriã que é, acha por bem participar na festa. Todos esperavam uma partida ou um jogo - escolhe-se um "assassino secreto", apagam-se as luzes, a "vítima" cai e os jogadores tentam adivinhar quem foi o culpado. Prometia ser divertido, até que é encontrada a vítima… assassinada! Um jogo tão mortífero como este requer o melhor jogador de todos: Miss Jane Marple.



DAVY CROCKETT
Enid Lamonte Meadowcroft



Davy Crockett (1786 - 1836) foi uma personagem real com uma vida tão recheada de aventuras que já deu não um mas vários filmes, livros e séries de televisão. Este pioneiro americano do século XIX foi explorador, caçador de ursos e político, tendo, para além disso, combatido contra os índios, no Tenessee, e contra os mexicanos na revolução do Texas, onde aliás, morreu na batalha do Álamo.
Faz parte de uma galeria de heróis americanos, como Daniel Boone ou Buffalo Bill, cujas vidas têm preenchido a imaginação e o desejo de aventuras pelas planícies e montanhas da América selvagem de sucessivas gerações em todo o mundo. E este romance de Enid Meadowcroft, de agradável e entusiasmante leitura, tem sido sem dúvida a obra que mais o tem popularizado entre os jovens leitores. 





A COLEÇÃO "CHERUB"



CHERUB é uma série de livros para adolescentes escrita pelo inglês Robert Muchamore. Os livros contam a história de uma divisão dos Serviços Secretos Britânicos, recrutando somente agentes com idade igual ou inferior a 17 anos, e que sejam órfãos.



O RECRUTA
Robert Muchamore



Os agentes da Cherub têm todos menos de dezassete anos. Vestem calças de ganga e t-shirts, e parecem crianças perfeitamente normais… mas não são. Eles são profissionais treinados, enviados para missões de espionagem contra terroristas e traficantes de drogas temidos internacionalmente.
Mas, para efeitos oficiais, estas crianças não existem. James é o mais recente recruta da Cherub. É brilhante a matemática e a Cherub precisa dele. 
Esperam-no cem dias de recruta.
Mas, para efeitos oficiais, estas crianças NÃO EXISTEM.



O TRAFICANTE
Robert Muchamore




Em O Traficante, a segunda aventura da colecção CHERUB, James Adams participa numa das missões mais perigosas de sempre da CHERUB: a perseguição de Keith Moore, o maior traficante de cocaína da Europa, que a polícia persegue há mais de vinte anos.
Será James capaz de conquistar a confiança do traficante?
A aventura continua…




GANGUES
Robert Muchamore


Dante Scott ainda tem pesadelos com a morte da família, brutalmente assassinada por um gangue de motards. Dante teve a oportunidade de se tornar membro da CHERUB, um profissional treinado com uma vantagem essencial: os adultos nunca desconfiam que as crianças os podem espiar. Mas então Dante junta-se a James e a Lauren Adams numa missão para se infiltrar no Brigands Motorcycle Club e está pronto a fazer o que for preciso para se vingar das pessoas que mataram a família dele.



SHIVER
Maggie Stiefvater 


Sam e Grace são dois adolescentes que vivem um amor sublime e aparentemente impossível. Todos os anos, quando chega a Primavera, Sam, abandona a sua vida de lobisomem e recupera a forma humana, aproximando-se de Grace, mas sempre que regressa o Inverno, vê-se obrigado a voltar à floresta e a viver com a sua alcateia. Conseguirá o seu amor vencer os muitos obstáculos que ameaçam separá-los para sempre? Uma história cheia de aventuras e descobertas, mágica, original, que desafia a mente e enternece o coração. 



ENCONTRO COM O M.E.D.O
Steve Jackson




És o Justiceiro, herói valente, corajoso, campeão incorruptível da Lei e da Ordem. Usas os teus superpoderes – Superforça, Psicopoderes, Fonte de Energia e Elevada Perícia Tecnologia – para proteger os cidadãos indefesos de Titan City do terrorismo, violência, raptos e corrupção. Desta vez, a ameaça que paira sobre a cidade vem de um bando de criminosos chefiados por Titanium Cyborg e pertencentes ao M.E.D.O. Esta organização anda a preparar alguma! Terás de descobrir o local onde se realizará a sua reunião secreta, prender o chefe e entregá-lo às autoridades, antes que a cidade inteira sofra as consequências.